domingo, 2 de março de 2014

Brigadeiro gourmet

 Afinal, oque é um brigadeiro gourmet? Esse brigadeiro que esta em alta não é muito diferente do brigadeiro que fazemos em casa, a diferença esta na qualidade dos ingredientes. Vale lembrar que a cobertura também tem valor importante no brigadeiro, o gourmet na maioria das vezes é coberto com amêndoas e pistaches laminados, granulados belgas e até mesmo o chocolate ralado.
Uns dizem que o brigadeiro gourmet é o brigadeiro que não cristaliza, assim misturam o brigadeiro tradicional com ganache.
Eu acredito que sempre tem um jeito de melhorar as coisas, como colocar uma colher de farinha de trigo no brigadeiro pra chegar no ponto mais rápido, muita gente torce o nariz mas se pensar em produção onde você tem um encomenda de 3000 brigadeiros ficar no fogão deve ser muito chato.
É importante saber o ponto certo do brigadeiro. Não é horrível aqueles brigadeiros que sentam na forminha e fica aquela coisa achatada e sem graça? Pela foto deu para perceber que o meu esta bem redondinho.
Outra dica importante é sempre enrolar o brigadeiro em temperatura ambiente, assim o granulado adere a superfície com maior facilidade e você não precisa ficar empurrando o granulado amassando o brigadeiro alem de evitar aquele brigadeiro que fica suando no fundo da forminha.
E a ultima dica é: Se a sua mão for fria passe manteiga, se for quente passe água gelada.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem o soro
- 12 g de farinha trigo
- 15 g de manteiga (pode ser com sal)
- 100 g de chocolate meio amargo picado
- 50 g de cacau em pó 100%

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite condensado, a farinha, o creme de leite, a manteiga e o cacau, mecha até ficar homogêneo e leve em fogo baixo mexendo sem parar. O truque para saber o ponto correto é quando tirar a colher da panela e o brigadeiro parar de borbulhar é o ponto de enrolar (você pode testar passando o brigadeiro em uma pedra de mármore e testando o ponto de enrolar). Retire o fogo e adicione o chocolate meio amargo e mecha até derreter. Deixe esfriar, enrole e passe no confeito escolhido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai!